Medicamentos para viagem

Quando vamos preparar uma viagem, um ponto que merece muita atenção é a saúde dos nossos pequenos. Como geralmente viajamos no inverno, os cuidados com a saúde da Gigi começam cerca de 1 mês antes com uma consulta ao pediatra, quando ele nos prescreve todos os medicamentos que devemos levar, de acordo com os dias que ficaremos fora.

Logo após a consulta, já começamos a preparar a Gigi. Ela toma um multivitamínico, uma vez por dia, e um remedinho para aumentar a imunidade, uma vez por semana. Os papais aqui, faltando uma semana para o início da viagem, também sempre tomam vitamina C, uma vez por dia. Assim, todo mundo já chega preparado no destino!

Além dessa preparação, como pais bem prevenidos, compramos toda nossa listinha prescrita e montamos uma “farmacinha” com os principais medicamentos que possamos precisar. Aí separamos alguns para levar na mala de mão e o restante vai despachado em nécessaires nas bagagens.

A dica aqui é levar na mala de mão os remédios mais básicos que possam ser necessários em uma emergência, como para dor de ouvido, de cabeça, enjoo, antialérgico e antitérmico. Além disso, é importante levar sempre na mala de mão os medicamentos de uso controlado, pois esses não podemos correr o risco de perder de jeito nenhum!!!

É importante saber que para serem levados na bagagem de mão, os medicamentos líquidos devem ser necessariamente acondicionados em saquinhos do tipo ziplock e retirados da bagagem ao passar no equipamento de raio x. Já para os medicamentos despachados nas bagagens não é necessário o acondicionamento em saquinhos ziplock, embora seja recomendável.

No exterior não é nada fácil comprar remédios. Primeiramente por conta do idioma e segundo por que em muitos países a questão de saúde é muito mais sensível do que aqui no Brasil. Então, dependendo de onde estiver, só é possível comprar qualquer medicamento com receita médica local. Isso significa que até mesmo pra uma dorzinha de cabeça você precisaria se consultar antes com um médico para conseguir comprar um remédio.

Pois bem. Como ninguém quer passar por uma situação dessas, a não ser quando de fato for necessário, é MUITO IMPORTANTE levar uma farmacinha do Brasil com seu kit de necessidades básicas. O nosso inclui desde remédio para enjoo até antibiótico, passando por pomada para assaduras, antialérgicos e outros.

O que não pode é deixar de consultar seu médico antes da viagem e se esquecer de levar as receitas contigo. Isso é fundamental!!! As receitas podem ser solicitadas para entrar ou sair do país com medicamentos; então, as tenham sempre em mãos. Além disso, não se esqueça de fazer um seguro viagem para situações de emergência.

Para ver as informações detalhadas sobre a Farmacinha da Gigi para viagem e a Farmacinha dos papais para viagem acesse os posts!

****

#Ficaadica:

  1. Nunca use medicamentos sem consultar previamente seu médico!
  2. Comece a preparar seu filho cerca de 1 mês antes da viagem, com vitaminas e remedinho para aumentar a imunidade, após consultar seu pediatra;
  3. Leve a bordo uma “farmacinha” com os principais medicamentos que a criança possa precisar no voo, como para dor ouvido, enjoo, antitérmico e antialérgico, além dos remédios de uso contínuo e/ou controlado;
  4. Despache uma “farmacinha” completa junto de sua bagagem;
  5. Não se esqueça de levar as receitas sempre em mãos! Elas podem ser solicitadas para entrar ou sair do país;
  6. Acondicione os medicamentos líquidos da bagagem de mão em saquinhos do tipo ziplock e os retirem da bagagem ao passar pelo equipamento de raio x;
  7. Não se esqueça de fazer Seguro Viagem. Ele pode ser necessário em uma emergência;
  8. Confira a lista completa da Farmacinha da Gigi para viagem;
  9. Confira a lista completa da Farmacinha dos papais para viagem;
  10. Confira as dicas sobre Crianças no Avião.

Um comentário em “Medicamentos para viagem

Deixe uma resposta